Os 8 Benefícios da Unha de Gato que Você não Conhece

Os 8 Benefícios da Unha de Gato são vários e pouco conhecidos pela grande maioria das pessoas, pois a  Unha de Gato ou Garra do Gato, como também é conhecida, é uma planta não muito conhecida em outas áreas. No entanto, você verá agora as muitas utilidades da Unha de Gato.

Das selvas da América do Sul, a Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é uma trepadeira lenhosa que possui espinhos em forma de ganchos, que permitem que essa planta suba e se agarre a árvores de até 30 metros de altura.

Unha de Gato

Usada terapeuticamente há pelo menos 2.000 anos por povos indígenas da floresta tropical, acredita-se que a Unha de Gato - ou Unha de Gato, como é conhecida localmente - tenha poderes mágicos de cura.

E, de fato, há algo de mágico nessa planta. Composta por pelo menos 30 constituintes - incluindo alcalóides, taninos, ácidos fenólicos, diterpenos, flavonóides e outros fitoquímicos poderosos - a Unha de Gato é um espécime extraordinário com a capacidade de nos curar em muitos níveis.

Continue lendo para descobrir os incríveis benefícios dessa erva medicinal pouco conhecida. Sendo assim, veja a seguir alguma das rações para você ter a Unha de Gato por perto:

Benefícios da Unha de Gato

Possui um Poder Antioxidante

A análise de extratos de casca de Unha de Gato revelou que ele é um potente antioxidante, com maior atividade de eliminação de radicais livres em comparação com frutas, verduras, cereais e outras plantas medicinais.

Isso se deve a concentrações muito altas de taninos e compostos fenólicos encontrados na Unha de Gato, totalizando 292 mg/g em extratos etanólicos e 111 mg/g em extratos aquosos.

Unha de Gato Chá

Medidas contra brócolis (11,7 mg/g), amora silvestre (23,1 mg/g) e raiz de Echinacea (62 mg/g), os taninos totais e compostos fenólicos presentes na Unha de Gato excede em muito esses exemplos.

Testes adicionais sobre a eficácia da Unha de Gato sobre os radicais livres levaram os autores a concluir que a capacidade antioxidante da Unha de Gato deveria ocupar a primeira posição dentro das plantas dietéticas mundiais.

Unha de Gato Repara o Dano do DNA

Todos os dias, nosso DNA sofre milhões de eventos prejudiciais. Simplesmente respirar oxigênio introduz radicais livres em nossos corpos, que se acumulam com o tempo e causam danos não apenas ao DNA, mas também ao RNA e às proteínas.

Passar tempo ao sol é outra maneira de danificar o DNA, já que a exposição à luz ultravioleta e outras formas de radiação são conhecidas por perturbar o funcionamento normal das células que podem levar ao câncer de pele.

A poluição do ar - especificamente os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são encontrados nos gases de escapamento do carro, na fumaça do cigarro e na queima de combustíveis fósseis - pode comprometer o DNA e resultar na formação de tumores no corpo.

Unha de Gato benefícios

Embora nossos corpos estejam equipados para reparar danos no DNA, o sistema está longe de ser perfeito. À medida que envelhecemos, a capacidade do corpo de se consertar é reduzida. Pode cometer erros que podem encurtar nossa vida útil.

Estudos realizados em unhas de gato mostraram que ele pode suplementar os mecanismos naturais que nossos corpos possuem e ajudar a reparar o DNA danificado. Em um estudo de 2001, um grupo de voluntários saudáveis foi submetido a tratamentos de quimioterapia para induzir danos ao DNA; eles então receberam extratos de água de Unha de Gato por um período de oito semanas.

Os suplementos de Unha de Gato foram encontrados para reduzir a quantidade de danos no DNA que ocorreram em primeiro lugar e aumentaram o grau de reparo do DNA, em comparação com o grupo controle.

Outro estudo testando o efeito da Unha de Gato em culturas de pele expostas à radiação resultou em uma redução da morte celular por luz UV e melhorou o reparo do DNA. Os pesquisadores do estudo observaram que a Unha de Gato pode ser uma alternativa viável e natural ao filtro solar.

Fortalece o Sistema Imunológico

Protegendo-nos contra doenças e enfermidades, os glóbulos brancos desempenham um papel importante na função do sistema imunológico, ao se defender contra vírus, bactérias e outras entidades estrangeiras.

Propriedades da Unha de Gato

Mostrado para elevar significativamente as contagens de glóbulos brancos em um estudo com animais, o efeito da Unha de Gato em participantes humanos teve o mesmo resultado.

O estudo envolveu fornecer voluntários com suplementos de Unha de Gato por dois meses antes de receber uma vacina contra pneumonia. Além de aumentar as células brancas do sangue, consumir a Unha de Gato reduziu muito a taxa de decomposição da vacina cinco meses depois de receber o tiro.

Ajuda a Tratar os Sintomas da Artrite

A Unha de Gato também possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, e é capaz de suprimir o fator de necrose tumoral (TNF) - um grupo de proteínas pró-inflamatórias que têm sido implicadas na artrite reumatoide. O uso deste suplemento na artrite reumatóide sofre por um ano teve o efeito de reduzir a dor e o inchaço em mais de 50%.

Também de benefício para pacientes com osteoartrite do joelho, tendo Unha de Gato por apenas uma semana reduziu significativamente a dor durante a caminhada e outras atividades físicas, inibindo a produção de TNF.

Diminui a Pressão Arterial Alta

A hipertensão é uma condição comum que, quando não tratada, acabará por causar problemas cardíacos, como ataque cardíaco e derrame.

Chá de Unha de Gato

Ao avaliar os efeitos redutores da pressão sanguínea de várias ervas e plantas (felizmente, existem muitos), a Unha de Gato foi identificada como um remédio natural para a hipertensão. Com uma longa história de uso da hipertensão na medicina tradicional chinesa, Uncaria sp. contém o composto orgânico hirsutina.

Um alcaloide neuroprotetor, a hirsutina mostrou-se, em estudos com animais, um bloqueador eficaz dos canais de cálcio - impedindo a entrada de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos, o que resulta em pressão arterial mais baixa.

Ajuda no Tratamento Para a Doença de Alzheimer

Os efeitos neuroprotetores da Unha de Gato também se estendem a doenças cerebrais degenerativas como a doença de Alzheimer. Um estudo de 2006 revisou o impacto de várias ervas sobre os marcadores patológicos da doença de Alzheimer no cérebro, e as particularidades chinesas da Unha de Gato (Uncaria rhynchophylla) se destacaram em especial.

Das 20 ervas chinesas conhecidas por manter um benefício para a memória e inteligência (incluindo açafrão, canela, ginseng e mondo), a atividade da Unha de Gato no cérebro foi superior a essas plantas, capaz de inibir as proteínas associadas ao desenvolvimento Doença de Alzheimer.

Além desses efeitos preventivos, a Unha de Gato tinha a habilidade de “desestabilizar” essas proteínas depois que elas já haviam se formado no cérebro. O impacto notável da Unha de Gato neste estudo levou os pesquisadores a especular que esta planta tem a potência para se tornar um remédio natural para a prevenção e/ou cura para a doença de Alzheimer.

benefícios da Unha de Gato

Atua como Antimutagênico

Na luta contra o câncer, muitas vezes remédios herbais são negligenciados, apesar da enorme quantidade de descobertas científicas que indicam que muitas plantas têm o poder de prevenir e corrigir a disseminação maligna de células anormais.

No caso da Unha de Gato, a pesquisa sugere que ela é antitumoral, antiproliferativa e anti-mutagênica. Um estudo in vitro de células de câncer de mama descobriu que a Unha de Gato reduziu a frequência de mutações, além de conter a disseminação de células cancerígenas em 90%. Em apoio a essas descobertas, outro estudo mostrou que a Unha de Gato teve um efeito antiproliferativo nos tumores em camundongos.

Usando alcaloides derivados da videira, os experimentos com tubos de ensaio em células de leucemia promoveram a noção de que esta planta é capaz de inibir a disseminação de células cancerosas enquanto induz a apoptose - morte celular que ajuda a equilibrar a divisão celular normal. Resultados semelhantes foram observados com linhas celulares de carcinoma da tiroide.

Mesmo no estágio tardio, a Unha de Gato mostrou um benefício para as pessoas com câncer avançado. Cinqüenta e um pacientes com tumores sólidos, que tinham uma expectativa de vida de apenas dois meses, e estavam sem mais opções de intervenção médica, receberam 100 mg de Unha de Gato três vezes por dia.

Não só a Unha de Gato melhorou sua qualidade de vida (redução da fadiga, ansiedade, depressão e inflamação, bem como melhor qualidade de sono e funcionamento social), o tratamento prolongou a sobrevida em quatro dos participantes, estabilizando sua condição por até oito meses.

É um Poderoso Antiviral

Além do suporte do sistema imunológico, a Unha de Gato possui fortes propriedades antivirais. Estudos sobre os efeitos da planta no vírus da dengue e herpes simplex mostraram que isso ajudou a retardar a propagação da infecção.

No teste do vírus do herpes, o extrato de Unha de Gato impediu que o vírus se ligasse às células do hospedeiro, enquanto o estudo da dengue descobriu que reduzia as taxas de infecção de monócitos, um tipo de glóbulo branco.

Como Usar a  Unha de Gato

A Unha de Gato vem em muitas formas. Está amplamente disponível como um suplemento diário. Você também pode tomá-lo como um extrato líquido que pode ser adicionado a chás e sucos.

Ou você pode usar pó de casca fresco e misture com smoothies. É praticamente sem gosto, por isso não terá muito impacto no sabor das suas bebidas.

Embora o uso de Unha de Gato seja muito seguro, com apenas pequenos efeitos colaterais, se for o caso, é sempre melhor consultar seu médico antes de tomar esta planta medicinal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lipo Turbo X Funciona Mesmo? Resultados de Uma Semana de Uso!

→ Green Coffee Turbo Funciona? NÃO COMPRE Antes de Ler Isso!

O Que é o Super Chá da Vida? Como Funciona e Onde Comprar?